Site da Arquidiocese de Fortaleza

Acesse o site de nossa arquidiocese e fique bem informado.

Palavra do Pastor

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

30 de abr. de 2013

INTENÇÕES do PAPA para o mês de MAIO



Na intenção missionária deste mês de Maio o Papa Francisco pede que todos rezemos pelos SEMINÁRIOS!!!! 
Além dessa há também a intenção geral pelos Agentes de Justiça. 


Neste mês de maio, a intenção geral de oração do Papa Francisco é pelos agentes da justiça, para que “atuem sempre com integridade e reta consciência”.

Já a intenção missionária refere-se aos seminários. Que os Seminários, especialmente os que se encontram em Igrejas de missão, formem pastores segundo o Coração de Cristo, dedicados por inteiro ao anúncio do Evangelho”

O Apostolado de Oração recebe todos os anos as intenções mensais de oração do Papa, que são divulgadas a todos os fiéis para que os católicos do mundo inteiro possam se unir em oração ao Santo Padre. 



Confira, em vídeos, como foi o I Seminário de Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza.

O canal VOCAÇÕES FORTALEZA apresenta novos vídeos, dessa vez com momentos do Seminário "As vocações e o Ano da Fé", realizado neste último final de semana (26-28 de abril de 2013), no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja.




Confira no link abaixo.


https://www.youtube.com/user/PastoralVocFortaleza

Imagens: Diego Juaçaba
Edição: Tiago Sousa

24 de abr. de 2013

NOVIDADE NO AR, OU MELHOR NA INTERNET!!!!!!!!!!



Foi criado no youtube o canal da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza.Essa canal servirá para que possamos nos comunicar melhor sobre a temática vocacional. 

Iremos, com o passar do tempo, postar pequenas matérias sobre temas e testemunhos vocacionais, apresentar o processo de discernimento dos jovens vocacionados para o Seminário Arquidiocesano, bem como levar ao conhecimento dos jovens e de todos os interessados as várias Congregações Religiosas, Movimentos, Pastorais, Associações leigas, Serviços e Novas Comunidades que fazem a Arquidiocese de Fortaleza.

Como primeiro vídeo postamos a Proclamação da Páscoa, um belíssimo resumo do Evangelho e da alegria dos cristãos pela Ressurreição de Cristo; ela é um texto de antiqüíssima tradição, nesta postagem há a proclamação do Exultet Pascal pelo atual reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider, o Pe. Rafhael Maciel, que também é o Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Vocacional.



Esperamos, em Deus, que este canal possa mostrar a vivência das vocações na Santa Igreja Católica e despertar os corações de tantos jovens para abraçar as diferentes vocações para o bem da mesma Igreja e de todo o povo santo de Deus.



Matéria: Pe. Rafhael Maciel e Diego M. Juaçaba

22 de abr. de 2013


PROGRAMAÇÃO


ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
SEMINÁRIO DE PASTORAL VOCACIONAL
26 à 28 de abril de 2013
Local: Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja


Sexta-feira, 26 de abril de 2013
18h – Credenciamento e cofee break
19h – Abertura Oficial
- Momento de Oração > Preside Dom Rosalvo
- Palavras de Abertura > Pe. Rafhael
20h30min – Apresentação Artística

Sábado, 27 de abril de 2013
8h – Missa
Presidente: Dom Waldemar
Equipe Responsável: Seminário Propedêutico
9h – Lanche
9h30min – Auditório/ Apresentação do Conferencista
9h45min – I Conferência: “Vocação dom de Deus, resposta humana"                                  Aproximação bíblica entre Fé e Vocação > Dom Waldemar
10h45min – Grupo de estudos
11h30min – Plenário
12h30min – Almoço
Intervalo
13h30min – Dinâmica/ Apresentação
14h15min – (continuação) II Conferência: > “Vocação dom de Deus, resposta humana"                                  Aproximação bíblica entre Fé e Vocação > Dom Waldemar
15h15min – Lanche
15h45min – Grupos de estudo
16h30min – Plenário, com a presença e ajuda de Dom Vasconcelos
17h30min – Apresentação Artística
18h30min – Encerramento do dia

Domingo, 28 de abril de 2013
8h – Missa
Presidente: Dom José Antonio – Arcebispo
Equipe Responsável: Seminário Propedêutico
9h – Lanche
9h30min – Auditório/ Apresentação do Conferencista
9h45min – III Conferência: A importância da Pastoral Vocacional na Igreja Diocesana > Dom José Antonio
10h30min – Palavra livre: questionamentos aos Conferencistas
11h30min – Encerramento e envio
12h30min – Almoço

21 de abr. de 2013


Homilia do Papa Francisco no Domingo do Bom Pastor, na Ordenação Presbiteral


Santa Missa com ordenação sacerdotal
Basílica Vaticana
Domingo, 21 de abril de 2013

Irmãs e irmãos caríssimos,
Estes nossos irmãos e filhos são chamados à ordem do presbiterado. Reflitamos atentamente a qual ministério serão elevados na Igreja. Como vós bem sabeis, o Senhor Jesus é o único Sumo Sacerdote no Novo Testamento, mas Nele também todo o povo santo de Deus foi constituído povo sacerdotal. No entanto, entre todos os seus discípulos, o Senhor Jesus quer escolher alguns em particular, para que exercendo publicamente na Igreja em seu nome o ofício sacerdotal em favor de todos os homens, continuassem a sua missão pessoal de mestre, sacerdote e pastor.
Como, de fato, por isto Ele foi enviado pelo Pai, assim Ele enviou primeiramente à sua volta no mundo os Apóstolos e depois os Bispos e os seus sucessores, aos quais foram dados como colaboradores os presbíteros, que, unidos no ministério sacerdotal, são chamados ao serviço do Povo de Deus.
Depois de madura reflexão e oração, agora estamos prestes a elevar à ordem dos presbíteros estes nossos irmãos, para que a serviço de Cristo, Mestre, Sacerdote e Pastor, cooperem para edificar o Corpo de Cristo que é a Igreja no Povo de Deus e Templo santo do Espírito Santo.
Esses serão, de fato, configurados a Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, ou seja, serão consagrados como verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento, e com este título, que lhes une no sacerdócio a seus Bispos, serão pregadores do Evangelho, Pastores do Povo de Deus, e presidirão as ações de culto, especialmente na celebração do sacrifício do Senhor.
Quanto a vós, irmãos e filhos diletíssimos, que estão prestes a receber a ordem do presbiterado, considereis que, exercitando o ministério da Sagrada Doutrina, sereis participantes da missão de Cristo, único Mestre. Proclamem a todos a Palavra de Deus que vocês mesmos receberam com alegria. Recordem-se de vossas mães, de vossas avós, de vossas catequistas que deram a vocês a palavra de Deus, a fé… o dom da fé! Transmitiram a vocês este dom da fé. Leiam e meditem assiduamente a Palavra do Senhor, para acreditarem naquilo que leram, para ensinarem aquilo que aprenderam da fé, e para viverem aquilo que ensinaram. Lembrem também que a Palavra de Deus não é propriedade vossa: é Palavra de Deus. E a Igreja é a guardiã da Palavra de Deus.
Seja, portanto, também o alimento ao Povo de Deus a vossa doutrina, alegria e sustento aos fiéis de Cristo, o perfume da vossa vida, para que com a palavra e exemplo edifiqueis a casa de Deus, que é a Igreja. Vós continuareis a obra santificadora de Cristo. Mediante o vosso ministério, o sacrifício espiritual dos fiéis se aperfeiçoa, porque junto ao sacrifício de Cristo, que pelas vossas mãos, em nome de toda a Igreja, vem oferecido de modo incruento sobre o altar na celebração dos Santos Mistérios.
Reconheceis, portanto, aquilo que fazeis, imiteis aquilo que celebreis, para que participando do mistério da morte e ressurreição do Senhor, levem nos vossos membros a morte de Cristo e caminhem com Ele na novidade de vida
Com o Batismo, agregueis novos filhos ao Povo de Deus. Com o Sacramento da Penitência, perdoeis os pecados em nome de Cristo e da Igreja. E hoje vos peço em nome de Cristo e da Igreja: por favor, não se cansem de ser misericordiosos. Com o óleo santo dareis alívio aos enfermos e também aos anciãos. Não tenham vergonha de ter ternura com os anciãos. Celebrando os sagrados ritos e elevando nas diversas horas do dia orações de louvor e súplica, sereis a voz do Povo de Deus e de toda a humanidade
Conscientes de terem sido escolhidos entre os homens e constituídos em seu favor para esperar nas coisas de Deus, exercitem com alegria e com caridade sincera a obra sacerdotal de Cristo, unicamente com a intenção de agradar a Deus e não a vós mesmos. Sejam pastores, não funcionários. Sejam mediadores, não intermediários
Enfim, participando da missão de Cristo, Mestre e Pastor, em comunhão filial com o vosso Bispo, se empenhem em unir os fiéis em uma única família, para conduzi-los a Deus Pai por meio de Cristo no Espírito Santo. Tenham sempre diante dos olhos o exemplo do Bom Pastor, que não veio para ser servido, mas para servir e para procurar salvar aquilo que estava perdido




CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL                      
Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada                    

Brasília, 18 de abril de 2013 CMOVC 
Nº 0201/13.  

Tenho Sede!  



Minha cordial e fraterna saudação a todos e a todas que trabalham nas diversas atividades vocacionais em nosso imenso país, de maneira particular os animadores e as animadoras vocacionais, leigos, leigas, consagrados, consagradas e ministros ordenados que, de maneira intensa e criativa, se dedicam para despertar nos corações de jovens o chamamento do Senhor: “segue-me”!   No próximo domingo, dia 21 de abril, 4º Domingo da Páscoa, conhecido como “Domingo do Bom Pastor”, celebraremos o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Numa tradição de meio século, a Igreja recomenda a oração pelas vocações, pautada pelo legado evangélico: “a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita” (Mt 9, 37-38).  O papa Bento XVI nos lembrou que “a oração constante e profunda faz crescer a fé da comunidade cristã, na certeza sempre renovada de que Deus nunca abandona o seu povo e que o sustenta suscitando vocações especiais, para o sacerdócio e para a vida consagrada, que sejam sinais de esperança para o mundo”. Ele, depois de refletir, no ano de 2012, sobre a caridade, reservou-nos para este ano de 2013 a temática da esperança e da fé para alimentar a reflexão vocacional: “As vocações, sinal de esperança fundada na fé”. Nesta sua mensagem, sugere a vivência da “páscoa vocacional”, ou seja, uma volta à consciência de ser a Igreja “assembleia dos chamados”. Esta é uma possibilidade para propiciar a sensibilização e a mudança de mentalidade quanto à verdadeira cultura vocacional. Diante dos desafios e das dificuldades no trabalho vocacional, o testemunho é uma das fontes de inspiração e motivação vocacional. “As vocações sacerdotais e religiosas nascem da experiência do encontro pessoal com Cristo, do diálogo sincero e familiar com Ele, para entrar na sua vontade. Por isso, é necessário crescer na experiência de fé, entendida como profunda relação com Jesus, como escuta interior da sua voz que ressoa dentro de nós” (Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações – 2013). Vivemos um ano privilegiado para as juventudes, tempo de aproximação e interação às realidades juvenis. Podemos aprender muito com os jovens e incentivá-los nas decisões e nas escolhas.  E, para finalizar, recordamos ainda as palavras de Bento XVI, dirigida aos jovens: “não tenhais medo de O seguir e de percorrer os caminhos exigentes e corajosos da caridade e do compromisso generoso. Sereis felizes por servir, sereis testemunhas daquela alegria que o mundo não pode dar, sereis chamas vivas de um amor infinito e eterno, aprendereis a “dar a razão da vossa esperança” (1 Ped 3,15). Portanto, sejamos perseverantes e fecundos nas orações pelas vocações. Reunamo-nos para pedir ao Senhor que envie jovens disponíveis e generosos na resposta ao chamamento. Façamos deste dia uma oportunidade de encontro, prece, súplica e intercessão pelas vocações.  
Que Maria, Mãe das Vocações, interceda por todas as comunidades de nosso país, alimentando nelas o anseio de viverem profundamente pelo seu Filho e impulsionando-as a serem verdadeiros discípulos-missionários de Jesus Cristo, atentos e disponíveis ao seu seguimento. Bom trabalho em prol das vocações para uma grande missão!  

Na caridade de Cristo, Bom Pastor,   

Dom Pedro Brito Guimarães, 
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada 

16 de abr. de 2013


Nota de pesar pelo falecimento do Diác. Permanente Moacir Sales de Lima 

Fortaleza, 16 de abril de 2013
A Pastoral Vocacional da Arquidiocese manifesta o seu pesar pelo falecimento do amigo e irmão Diácono Permanente Moacir Sales de Lima. O falecimento ocorreu no dia de hoje, 16 de abril de 2013.
Diác. Moacir exerceu o Ministério Diaconal em nossa Arquidiocese de Fortaleza, e de modo especial na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Bairro da Piedade. Diác. Moacir era uma presença afável e leve no meio do clero e daqueles com quem conviveu. Sempre se mostrou próximo das pessoas, ouvindo-as atentamente e empolgando-as com seu jeito espontâneo e contagiante no contato mais direto.
As nossas preces aos familiares, a Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza, e a todo povo que acompanhou a vida e ministério de nosso irmão, Diác. Moacir Sales. Agradeçamos a Deus, o dom da vida deste nosso amado irmão e, neste tempo especial da Páscoa, caminhemos na firme esperança da vida que o Crucificado-Ressuscitado nos acompanha.
Pe. Rafhael Silva Maciel
Reitor do Seminário Propedêutico
Coord. Arquidiocesano da Pastoral Vocacional
Saiba mais:
Diácono Moacir nasceu no dia 10 de julho de 1928, casado com Maria de Lourdes Oliveira Sales, sua ordenação diaconal aconteceu no dia 16 de setembro de 2005. Exerceu seu ministério diaconal nas paróquias de Messejana e São João do Tauape, ultimamente na Paróquia da Piedade.
Fonte: site da Arquidiocese de Fortaleza.

12 de abr. de 2013


50º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Queridos amigos e amigas,

Estamos nos aproximando do 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado em toda a Igreja Católica no próximo dia 21 de 04 de 2013, IV Domingo de Páscoa, conhecido também como  o Domingo do Bom Pastor. 
Queremos, com alegria, convidar cada uma para celebrar este momento de fé e súplica ao Senhor da Messe para que envie mais operários para sua Messe.
Por isso, estaremos disponibilizando, no site da Arquidiocese de Fortaleza (www.arquidiocesedefortaleza,org.br e neste blog), o material celebrativo para este dia: 

- Um marca página com a oração pelas vocações, 
- Uma proposta de Hora Santa 
- A Mensagem do Papa Bento XVI para este dia. 

Aproveitamos para junto publicar também a Carta Circular da Pastoral Vocacional para este dia.

Convido você a DIVULGAR este dia e fazer com que nossas comunidades tenham momentos fortes e belos de oração e de súplica vocacionais. Peço que convidem e chamem para celebrar este dia o maior número de pessoas. 

AINDA:


Em comemoração a este dia, a Pastoral Vocacional realizará, no final de semana seguinte, dias 26-28 de abril, o I SEMINÁRIO DE PASTORAL VOCACIONAL, com o Tema: "Vocação: dom de Deus, resposta humana". Este Seminário em consonância com o Ano da Fé, contará com as presenças de Dom José Antonio, Dom Waldemar Passini (Goiânia), Dom Rosalvo e Dom Vasconcelos. Para isto todos os são convidados a participar. Segue também a Carta Circular convite e o Cartaz do evento.

Aqueles que vierem de Paróquias do interior podem ficar hospedados no Seminário Propedêutico, caso haja necessidade.

Sempre unido Naquele que nos chama,

Pe. Rafhael Silva Maciel
                                                       Coordenador da PV na Arquidiocese de Fortaleza

7 de abr. de 2013


ANÚNCIO FUNDAMENTAL DA FÉ

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques                                                                                         Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Estamos em pleno ANO DA FÉ, celebrando o Tempo Pascal após os intensos dias do Tríduo Pascal da Paixão, Morte, Sepultura e Ressurreição do Senhor. Assim estaremos em plena festa pascal por cinquenta dias como se fosse um só dia, até a Solenidade de Pentecostes.
O clima do Ano da Fé nos faz viver ainda com mais intensidade os fundamentos da vida cristã, renovando desde sua raiz a nossa fé cristã.
Vêm-nos à mente o que já celebramos com júbilo na solene liturgia, as palavras de São Paulo que faz o anúncio lapidar do Mistério Pascal Redentor: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras… (1Cor 15, 3-4).
O aniversário e a comemoração dominical semanal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo nos faz voltar às razões de nossa Fé! Por que sou cristão? Por que somos cristãos? Sem muitos rodeios, porque recebemos a extraordinária notícia, o Evangelho da Salvação: CRISTO MORREU PELOS NOSSOS PECADOS, FOI SEPULTADO E RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA PARA NOSSA JUSTIFICAÇÃO. Cremos neste testemunho dos que com Ele estiveram no drama terrível de sua morte ignominiosa – o Justo massacrado pelos pecados da multidão humana! E qual o sentido desta injustiça mostruosa?
Assim, desde o princípio a Palavra de Deus é que explica: “levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. (1Pdr 2, 24), “porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.” (Is 53,12)
Sim. Esta é a maior novidade: Cristo morreu pelos nossos pecados.
E a prova é que Ele ressuscitou para a nossa justificação: “o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.” (Rom 4,25) E Ele torna justos pela sua misericórdia e poder os que nEle crêem e a Ele se entregam na Fé. Expressam esta Fé recebendo o Batismo – simples no gesto, de poder infinito em seu efeito. E a vida cristã iniciada se completa com o Dom do Espírito Santo (Crisma) e a plena Comunhão no Senhor (Eucaristia). A consequência da graça redentora recebida nos sinais sacramentais torna vida em cada pessoa e na convivência humana mostrando assim sinais da presença do Reino de Deus.
E Jesus continua agora vivo na Ressurreição: “assentou nos céus à direita do trono da Majestade” (Hbr 8, 1) “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt 28,20).
Revivemos esta realidade de modo solene na liturgia pascal, e a testemunhamos pela nossa própria existência como Igreja que atravessa os séculos. Testemunha a presença vitória do Senhor a santidade de tantos irmãos e irmãs, que iluminam a humanidade através dos tempos; testemunhos antigos e atuais – santidade em perfeita humanidade.
Retornamos ao Anúncio Fundamental da Fé, o chamado Kerigma – o Evangelho presente e atuante no hoje de nossa história.
E o fruto mais saboroso do Ano da Fé será nova vitalidade da vida cristã, de comunhão eclesial, de missão evangelizadora – nova evangelização que apresenta a pessoa de Jesus Cristo – o Senhor Vivo – ao mundo de hoje. Por isso a nossa vida cristã será verdadeiramente convincente se coerente com a morte para o pecado e a vida no Amor de Deus. E todos poderão reconhecer que Jesus foi enviado pelo Pai, é nosso Salvador e dá seu Espírito que renova todas as coisas na face da terra.

6 de abr. de 2013


V Reencantamento da vida Contemplativa na

Arquidiocese de Fortaleza


Aconteceu no dia 04 de abril, próximo passado, no Mosteiro da Imaculada Conceição e São José das Monjas Concepcionistas, o  V Reencantamento  da Vida Religiosa Contemplativa cuja o tema foi: "Reavivar a chama do dom de Deus" ( II Tim 1,6).

Estiveram presentes os Bispos Auxiliares Dom Vasconcelos e Dom Rosalvo, a Ir.  Áurea (Presidente da CRB - Ceará), o Capelão do Mosteiro, Pe. José Sávio, e uma boa participação das seguintes comunidades de Vida Contemplativa: Clarissas, Carmelitas, BeneditinasAgostinianas e Concepcionistas.

O ponto mais alto deste encontro  foi a Celebração Eucarística. Durante o encontro aconteceram momentos de reflexão sobre o Ano da Fé, com a explicação do logotipo, além da apresentação dos Carismas e  Escudos das Ordens. Houve, também, momentos de confraternização dentro deste clima da Oitava da Páscoa, sendo assim um dia de muito enriquecimento para as Comunidades.

O Mosteiro Concepcionista sentiu-se privilegiado em acolher a todos os participantes. Por tudo Deus seja louvado!




*********************************************************************************
As jovens que quiserem conhecer as Monjas Concepcionistas em Fortaleza e fazer contatos vocacionais podem se dirigir: 

Mosteiro da Imaculada Conceição e São José
Av. Visconde do Rrio Branco 2590 Fortaleza/CE
Fone: (85) 32262038
www.concepcionistasfortaleza.blogspot.com
E-mail:vocacionalfortaleza.oic@hotmail.com


Atenciosamente,

Ir. Maria Isabel, OIC

Fique ligado - Jubileu 16