Leia aqui a íntegra da Carta Circular 002/2014 enviada pelo arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio A. Tosi Marques, sobre a Caminhada Penitencial – Quaresma 2014/Campanha da Fraternidade e o Encontro de Testemunho de Esperança com a Juventude.
A Caminhada Penitencial acontece no dia 23 de março, 3º Domingo da Quaresma, às 7h, saindo da Igreja Nossa Senhora da Saúde, Mucuripe, até a Catedral Metropolitana de Fortaleza. “Esta caminhada quaresmal quer ser a expressão externa e a oportunidade para se fazer um caminho, de modo especial os jovens, a viver a verdadeira liberdade e a promovê-la para todos na Igreja e na sociedade. “É para a liberdade que Cristo nos Libertou” (Gál 5, 1) – trecho da Carta Circular.
O arcebispo diz ainda que durante a caminhada haverá oportunidade de gestos concretos, que acompanham a manifestação penitencial. Será levada nos ombros dos féis uma grande cruz. A cruz que faz recordar como o nosso Senhor Jesus Cristo tomou sobre si todos os pesos da humanidade para redimi-la. Outro gesto concreto é a possibilidade de confissões para os fiéis que desejarem.
O arcebispo pede aos sacerdotes que se façam presentes com túnica e estola roxa. Como também que estejam disponíveis para atendimento das confissões dos fiéis durante a Caminhada.
Para que o maior número possível de fiéis possa participar, o arcebispo pede que nas paróquias e áreas pastorais metropolitanas, todas as celebrações sejam realizadas nas igrejas nas Primeiras Vésperas no dia 2 e na parte da tarde do dia 3.
Encontro de Testemunho de Esperança com a Juventude
O Encontro está dentro do contexto do Ano da Esperança e em continuidade a JMJ e será realizado em 4 sábados da Quaresma: 8, 15, 29 de março e 5 de abril, sempre às 16h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Durante o Encontro haverá catequese do arcebispo aos jovens sobre os fundamentos da esperança cristã, conforme o Catecismo da Igreja Católica.
Dom José Antonio convida a todos os jovens e conta com a colaboração dos sacerdotes e responsáveis por comunidades eclesiais a encaminhar os jovens para este encontro e testemunho de fé.
Leia aqui a Carta Circular sobre os dois momentos.
Informações (85) 3388.8701, 3388.8702, 3388.8703
0 comentários:
Postar um comentário