15 de fev. de 2013


“Encontro marcado com os jovens.”



O Arcebispo de Fortaleza realizará, nos sábados da Quaresma as Catequeses Quaresmais sobre os tópicos do YOUCAT para os jovens, especialmente. Esses encontros acontecerão na Catedral Metropolitana, sempre a partir das 16h. 

Leia, na íntegra, a Mensagem do Arcebispo para os jovens:

Este ano de 2013 nos convoca de modo todo particular a um encontro marcado com os jovens. Evento central será a  JMJ – Jornada Mundial da Juventude com o encontro do Santo Padre com os jovens na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.
Precede a JMJ uma programação preparatória que está se desenvolvendo em toda a Igreja, especialmente no Brasil, sede da Jornada. Acontecerá na semana anterior à JMJ, nas dioceses de todo o Brasil, a Semana Missionária. A mesma reunirá os jovens locais e jovens peregrinos que assim desejarem, vindos de todos os cantos da Terra. As dioceses com suas paróquias e comunidades estão se preparando para receber os jovens peregrinos da JMJ e a Semana Missionária com sua programação própria.
A este encontro mais amplo marcado com os jovens, acresce-se a Campanha da Fraternidade 2013 dedicada à Juventude no tempo da Quaresma em sua preparação para a Solenidade da Páscoa. Inicia-se a CF 2013 na Quarta-feria de Cinzas, dia 13 de fevereiro, dia em que começa o Tempo Quaresmal. Fraternidade e Juventude é o tema. “Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8)” é o lema. “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para o seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundada na cultura da vida, da justiça e da paz” é o objetivo desta Campanha.
Temos assim um encontro marcado com os jovens para acolhê-los com todo amor que nos vem de Deus e com toda a esperança humana no novo da vida. Assim será possível oferecer aos jovens uma oportunidade de encontro pessoal com Jesus Cristo, que realizará com eles o projeto de uma vida plena. Deste encontro que é conjunto surge a comunhão eclesial e comunitária que os sustenta na caminhada da vida – para que possam contribuir com seus próprios dons e talentos para o bem de todos. Vidas úteis e significativas. Teremos na jovem geração os agentes do novo, os construtores da esperança , os protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

E como estamos vivendo, por proposta do Santo Padre Bento XVI, o Ano da Fé (de 11 de Outubro de 2012 até 24 de Novembro de 2013), nada melhor que oferecer aos jovens o dom maravilhoso do Amor de Deus que nos é dado na Fé. Instrumento desta proposta respeitosa do encontro com Deus Pai em Cristo é o Catecismo da Igreja Católica, onde se apresenta a doutrina da Fé Cristã – luz e vida.
Ampliando e concretizando o chamado feito por Deus aos jovens, e por iniciativa das diversas forças jovens presentes no Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza, estaremos nos sábados da Quaresma (16 e 23 de fevereiro; 9 e 16 de março) nos encontrando com os jovens na Catedral Metropolitana para uma tarde de partilha de Fé.

Como bem dizia o Beato Papa João Paulo II: “evangelizar é oferecer a Fé de modo respeitoso à inteligência e à liberdade das pessoas”.
Assim os mesmos jovens se unem conosco para este testemunho que leve outros companheiros de juventude à resposta: “Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8)”.
O que sabemos enfim é que Jesus tem um encontro marcado com os jovens; é que nós mesmos com Ele temos um encontro marcado com os jovens.  

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16