25 de out. de 2013

Padre brasileiro é nomeado responsável pelo Setor Jovem do Vaticano

O Pe. João Wilkes Rebouças Chagas Júnior - da Com. Católica Shalom e Arquidiocese de Fortaleza

Da Redação, Comunidade Shalom

Comunidade Shalom
Padre João Wilkes, durante encontro com o Papa Francisco
O Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) divulgou nesta sexta-feira, 25, o nome do novo responsável pelo Setor Jovem da Instituição: padre João Wilkes Rebouças Chagas Júnior, missionário da Comunidade Católica Shalom.

A função, exercida até então pelo Padre Enric Jaquinet, da Comunidade Emanuel, é coordenada pelo dicastério que assiste o Papa Francisco nas questões relacionadas à contribuição dos fiéis leigos na missão da Igreja, individualmente ou através de organizações. Dentre as atividades do setor, está a organização das Jornadas Mundiais da Juventude, criadas sob a inspiração do Papa João Paulo II.

“Consciente de meus limites, mas desejoso de doar-me inteiramente ao Senhor neste serviço, hoje desejo garantir-vos a minha disponibilidade em vos escutar e caminhar junto a vós na edificação do Reino de Deus”, afirma padre João, em carta aos responsáveis pela pastoral da juventude das Conferências Episcopais e das Associações, Movimentos, e Novas Comunidades internacionais.

A nomeação foi efetivada no último dia 22, data em que a Igreja celebra a memória do beato João Paulo II. Para o Fundador da Comunidade Shalom,  Moiséis Azevedo, a nomeação ganhou importante significado ao ser concretizada neste dia. “A Comunidade nasceu aos pés do beato, no desejo de ofertar nossa vida e juventude para evangelizar os jovens, em especial os mais distantes de Cristo e da Igreja”, afirmou.

Ainda segundo Moiséis, a nomeação também significa “alegria, responsabilidade, sinal e fruto”. “O serviço do Padre João como responsável pelo Setor de Juventude do PCL é também um fruto da JMJ no Brasil. Creio que a sua nomeação também reflete o que a Igreja espera dos jovens do Brasil e de toda a América Latina com relação à grande responsabilidade de colaborar com a evangelização dos jovens do mundo inteiro. Por muito tempo recebemos missionários de outras terras que nos comunicaram o grande tesouro da Fé, agora devemos ‘dar de graça o que de graça recebemos”, concluiu.

Padre João Wilkes  fez  especialização em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Theresianum de Roma. Ingressou na Comunidade Católica Shalom aos 16 anos e foi ordenado sacerdote aos 27 anos, na Arquidiocese de Fortaleza. Desde 2011, colaborava em Roma com a coordenação da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16