25 de ago. de 2016

[Artigo] Com Misericórdia o elegeu – Jornada Vocacional 2016

“Com Misericórdia o elegeu” – Jornada Vocacional 2016

Pe. Rafhael Silva Maciel
Reitor do Seminário Propedêutico de Fortaleza
Missionário da Misericórdia

O lema pontifício do Papa Francisco é também o lema da VII Jornada Vocacional de Fortaleza, que ocorre em sintonia com o Jubileu da Misericórdia: “Com Misericórdia o elegeu”. Esse é um trecho de uma meditação de São Beda, o Venerável, a cerca da passagem de Mateus 9,9, que narra o chamado do publicano Mateus.

Celebrando o Jubileu da Misericórdia a meditação sobre o chamado vocacional faz-nos pensar sobre a vocação como uma chamada que parte primeiramente do amor misericordioso do Senhor, que chama os que Ele quer apesar de seus pecados e fragilidades. Por isso podemos pensar na vocação como uma chamada e uma resposta de misericórdia. Disse o Papa Francisco na sua Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações 2016: “A ação misericordiosa do Senhor perdoa os nossos pecados e abre-nos a uma vida nova que se concretiza na chamada ao discipulado e à missão. Toda a vocação na Igreja tem a sua origem no olhar compassivo de Jesus. A conversão e a vocação são como que duas faces da mesma medalha, interdependentes continuamente em toda a vida do discípulo missionário”.

Chamada de misericórdia porque parte daquele que é a Misericórdia e que quer contar com a generosidade da criatura humana. Ele, o Senhor das consolações chama por amor e para o amor àqueles que Ele escolhe e elege. O mistério da escolha, de eleição de Deus sobre uma pessoa, para a vocação e missão que Ele quer não é compreensível ao entendimento humano, pois apesar das fraquezas e do pecado pessoal de cada um assim mesmo acontece o chamado. A vocação, seja ele qual for, é puro dom da misericórdia divina.
Resposta de misericórdia porque sentir-se eleito pelo Senhor para uma vocação específica na Igreja e no mundo é já uma graça. Todos os que sentem a chamada de Deus para uma vocação sabem que a dignidade pessoal fica aquém da missão para qual foi escolhido. Por isso mesmo, a resposta humana ao chamamento divino deve ser uma resposta de misericórdia, dado que uma vez aceita a vocação e a missão o dever da correspondência a essa aceitação será o pôr-se a serviço dos outros, como extensão da Mão misericordiosa do Senhor. Na Via Sacra da JMJ Cracóvia, falava o Papa aos jovens: “queridos jovens, o Senhor renova-vos o convite para vos tornardes protagonistas no serviço; Ele quer fazer de vós uma resposta concreta às necessidades e sofrimentos da humanidade; quer que sejais um sinal do seu amor misericordioso para o nosso tempo!” (29.07.2016)
Exatamente isso é que queremos refletir na Jornada Vocacional de Fortaleza, uma vez que milhares de jovens ali presentes poderão dizer depois ao Senhor: eu quero o que tu queres; eu me coloco ao serviço dos mais necessitados; eu quero te servir, Senhor, servindo meus irmãos. Sem dúvida não é mérito pessoal, mas eleição que a criatura acolhe para colocar-se como mensageiro, arauto, discípulo, apóstolo da Misericórdia de Deus no mundo de hoje.
Ao pensar sobre o chamado misericordioso de Deus e em modos particulares e exemplares de serviço aos irmãos a Jornada Vocacional está propondo duas ações em sintonia com o pensamento pastoral do Papa Francisco: a doação de sangue, com a presença do HEMOCE e a coleta seletiva de resíduos, que depois serão encaminhados para pastorais que trabalham com catadores de lixo. Chamados para servir, servindo à criação.
Assim, queremos que a Jornada Vocacional continue a dar seus frutos seja no despertar da chamada de Deus no coração dos jovens para uma vocação específica seja para o serviço gratuito do amor aos irmãos e irmãs mais necessitados.


0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16