20 de jun. de 2011


21 de Junho


São Luís Gonzaga



Nascido em Castiglione, Itália, no dia 9 de março de 1568 e vindo de família nobre,Luís era o primeiro filho do Marquês Ferrante Gonzaga e de Marta Tana Santena. Na corte tinha tudo: festas, brinquedos, roupas, aulas de dança, professores... Mas estava seriamente empenhado na formação do próprio caráter. Seu pai queria que ele fosse um grande líder militar. Por isso, aos 4 anos, foi enviado para um campo militar, onde usava uma pequena armadura, além de uma espada. Sua piedosa mãe proporcionava-lhe uma fundamentada base cristã.


Com a idade de 15 anos, Luís decidiu-se pela vocação religiosa, renunciando a seu título de nobreza, apesar da dura resistência de seu pai. Aos 17 foi aceito como seminarista na Companhia de Jesus – Jesuítas. Era muito forte de coração, alimentado de intensas orações, práticas devocionais e penitenciais. Era muito dedicado nos estudos e na caridade. Dois anos mais tarde, é transferido para Roma, a fim de ingressar no noviciado.


Viveu 4 anos com os jesuítas e, nesse tempo, pode alimentar mais ainda em si a doação a Deus e à salvação do próximo. Foi com este propósito que Luís dedicou-se incessantemente a cuidar dos doentes atingidos por uma grave peste que tomara conta de Roma em 1590; milhares de pessoas foram afetadas. Luís morreu durante o 4º ano de Teologia, no dia 21 de junho de 1591, com apenas 23 anos de idade, tendo contraído a terrível doença. Foi declarado santo da Igreja em 1726.

São Luís Gonzaga é o considerado padroeiro da juventude, dos seminaristas e, mais recentemente, foi declarado como o protetor das vítimas de Aids.

Pensemos: o que levaria alguém a doar-se de tal forma para o bem do seu próximo, a ponto de carregar um doente no colo, mesmo sabendo que o contato com ele o contagiaria também? Assim são as coisas de Deus: chama quem ele quer para estar com ele e as envia a fazer coisas que para o mundo são totalmente sem lógica. Tira as mais diferentes pessoas, dos mais diferentes lugares, com as mais diferentes realidades e as congrega em um só lugar para que, juntas, edifiquem a Igreja de Jesus na Terra, conduzindo o povo à salvação.

Assim aconteceu com são Luís Gonzaga: deixou tudo o que tinha para doar-se ao projeto de amor por Deus oferecido. Ele possuía muitos bens, além de seu título de nobreza, o que podia fazer com que ele se sentisse feliz somente com isso. Mas Deus o chamou a ir além, a cuidar dos mais necessitados, a doar-se pela salvação de seu próximo.

Louvemos a Deus pela vida de são Luís Gonzaga e tomemos dele sua coragem, seu amor, seu desapego aos bens materiais, e seu abandono em si mesmo para um futuro encontro com Deus. Viva são Luís Gonzaga!


Fco. Adilton Gomes da Silva

(Propedêutico).

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16