24 de fev. de 2014

Lançamento da CF-2014 na Arquidiocese de Fortaleza e Coletiva de Imprensa

Lançamento da CF-2014 na Arquidiocese de Fortaleza e Coletiva de Imprensa

Uma vez mais a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, em âmbito nacional, durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade (CF). Essa feliz iniciativa vem mobilizando, cada ano, toda a Igreja Católica e sociedade em favor da vida digna, justiça social, fraternidade e paz para todos os brasileiros e essa já é 51ª Campanha.

“Fraternidade e Tráfico Humano” é o tema da Campanha da Fraternidade 2014, escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, para nossa reflexão sobretudo, no tempo de quaresma que se aproxima. O tema não é só de interesse para os fiéis católicos, mas para toda a sociedade, independente de raça, cor ou religião, pois trata de um dos modos atuais de escravidão, fruto da cultura que vivemos. O lema é inspirado na carta aos gálatas “é para a liberdade que cristo nos libertou” (5,1).

A CF-2014 tem como objetivo geral identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e das filhas de Deus. (Texto-Base da CF 2014)

Os criminosos deste tráfico exploram pessoas de várias atividades: construção, confecção, entretenimento, sexo, serviços agrícolas e domésticos, adoções ilegais, remoção de órgãos e outras. As vítimas normalmente são aliciadas com falsas promessas de melhores condições de vida em outras cidades ou países. Por isso, o tráfico humano é frequentemente vinculado à migração, sobretudo quando o migrante está sob alguma forma de ilegalidade dentro ou fora do país. (Texto-Base da CF 2014)

A abertura da CF-2014 na Arquidiocese de Fortaleza será feita em dois momentos: no dia 5 de março, Quarta-feira de Cinzas, às 18h30min abrindo o tempo da Quaresma, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, em Missa presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza; no dia 6 de março, às 15 horas, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” com a presença dos representantes de setores eclesiais e civis relacionados ao tráfico humano, em sessão de abertura da CF. Na ocasião será realizada a tradicional entrevista coletiva aos meios de comunicação.

O Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” está localizado na Rua Rodrigues Júnior, 300, Centro – Fortaleza, CE. Informações com Janayna Gomes – Setor de Comunicação (85) 99216701 ou (85) 33888703 / Secretariado de Pastoral (85) 3388 8701 ou (85) 33888702.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16