29 de ago de 2012


VOCÊ FOI À III JORNADA VOCACIONAL DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA?
Veja como surgiu essa ideia!!!!!



JORNADA VOCACIONAL DE FORTALEZA: COMO SURGIU?
Pe. Rafhael Silva Maciel
Coordenador da Jornada Vocacional

A Jornada Vocacional surgiu com outro nome. Era chamada de Show Vocacional e começou no Seminário de Teologia, como expressão pastoral de preocupação com a questão vocacional por parte dos seminaristas da época.
Inicialmente era u evento mais localizado dentro da Paróquia São Francisco de Assis, Dias Macêdo, onde a maioria dos seminaristas exercia suas atividades pastorais. No ano de 2009, por sugestão do pe. Élio e da Equipe de Formação do Seminário de Teologia as outras Casas de Formação da Arquidiocese – Filosofia e Propedêutico também começaram a integrar a organização do evento. Geralmente numa sexta-feira à noite no próprio Seminário São José – Teologia, no Castelão.
No ano de 2010, com a ida do pe. Rafhael como Diretor Espiritual para o Seminário de Teologia, substituindo o pe. Élio, uma vez que ele também era Coordenador da Pastoral Vocacional da Arquidiocese, propôs-se estender também o evento “show vocacional” à Pastoral Vocacional Arquidiocesana. Assim em 2010 além dos Seminários da Arquidiocese também a Pastoral Vocacional passou a integrar a organização do show.
Na ocasião da preparação do show vocacional 2010 foram convidadas outras pessoas externas aos Seminários, leigos e leigas de Comunidades e Movimentos da Igreja Arquidiocesana. Foi no primeiro encontro deste grupo que se pensou em dar nova roupagem ao show vocacional que dali em diante passou a ser chamado de JORNADA VOCACIONAL, o que faz lembrar, inclusive vários eventos de Igreja, que levam essa nomenclatura, tal como a Jornada Mundial da Juventude, as Jornadas Mundiais de Oração por essa ou aquela intenção.
Na verdade a Jornada Vocacional que ser um momento forte da Igreja Particular de Fortaleza na tomada da consciência vocacional por parte de todos os cristãos batizados, para que sintam ainda mais o chamado de Deus para a vida de discípulos missionários de Jesus Cristo. Vocação e tomada de consciência que deve atingir a todos, casados, solteiros, jovens, adultos, crianças, idosos, padres, religiosas e religiosos, enfim.
Assim, em 2010, na primeira edição oficial da Jornada Vocacional, reformulação do show vocacional, muitos jovens, entre 1.500 à 1800 jovens, puderam ouvir e cantar a vocação e DESPERTAREM para o chamado de Deus em suas vidas. No ano de 2011, na segunda edição da Jornada, antecedida pela Jornada Mundial da Juventude, em Madri, muito mais jovens uniram-se no desejo de discernir e buscar responder aos apelos do chamado do Senhor, eram por volta de 2.500 jovens. Neste ano de 2012 a Jornada Vocacional reuniu mais de 4000 jovens que louvaram, rezaram e partilharam experiências vocacionais as mais diversas.
Tudo isso anima o espírito vocacional em nossa Arquidiocese e enche de esperança nossa Igreja particular.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16