1 de abr de 2015

ARCEBISPO RESERVA MANHÃS DA SEMANA SANTA PARA MINISTRAR CATEQUESE AOS SEMINARISTAS

Encontro acontece de segunda a quarta-feira pela manhã e visa o aprofundamento do mistério mais importante da fé cristã: a Páscoa de Jesus.





























A Semana Santa é o período mais importante do ano no calendário cristão. Na Arquidiocese de Fortaleza o arcebispo Dom José Antonio reserva as manhãs de segunda a quarta-feira para ministrar Catequese aos seminaristas das turmas do Propedêutico, primeiro ano de Filosofia e Teologia, um grupo 46 aspirantes ao sacerdócio.
O objetivo do encontro é aprofundar o conhecimento dos seminaristas sobre o tema e gerar comunhão entre o arcebispo e os aspirantes ao sacerdócio. “O sacrifício de Jesus trouxe a plena liberdade para o homem, por isso esta Boa Nova deve chegar a toda criatura”, ensinou Dom José.
O cristão pode participar do sacrifício de Jesus pela “obediência da fé”, ofertando a Deus com amor o que vive no cotidiano. É um chamado comum a todos e não apenas para padres e religiosos. “Todo cristão é chamada a seguir Jesus Cristo, imitá-lo em seu amor e acolhimento”, disse o arcebispo.
E como viver com plenitude a Páscoa em uma sociedade que ignora e relativiza o sentido desta festa cristã? “Jesus quando veio ao mundo não esperou retribuição pelo que fez, apenas amou. Nós como seus discípulos devemos fazer o mesmo, a começar por nós devemos amar o nosso próximo. Jesus se uniu a nós em tudo, com exceção do pecado, devemos fazer o mesmo, unirmo-nos ao nosso irmão que está distante de Deus em tudo, exceto no pecado”, respondeu o arcebispo que há dezesseis anos é pastor da Igreja de Fortaleza.
O mistério pascal teve sua celebração continuada na Igreja através da ação do Espírito Santo. “O Espírito Santo se manifesta quando a comunidade cristã  vive de forma madura o mandamento do Senhor que é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo”.
O encontro com os seminaristas será realizado até quarta-feira. De quinta-feira a domingo o arcebispo presidirá os atos litúrgicos da Semana Santa na Catedral Metropolitana conforma calendário abaixo:
Dia 02 de abril - Quinta-feira
Às 8h, Missa da Unidade (Santos Óleos) presidida por Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza e concelebrada por todo o clero.
Às 18h30min, Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés), presidida por Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza.

Dia 03 de abril - Sexta-feira
Às 9h, Celebração das Horas com Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza. 
Às 15h, Celebração da Paixão e Morte do Senhor, seguida de procissão do Senhor Morto com Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza.            

Dia 04 de abril - Sábado
Às 9h, Celebração das Horas com Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza. 
Às 20h, Solene Vigília Pascal.

Dia 05 de abril - Domingo da Ressurreição
Missas às 10h e 12h.
Às 18h30min, Missa Solene da Ressurreição, presidida por Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza, seguido de procissão do Senhor Ressuscitado.

Confissões na Catedral Metropolitana de Fortaleza serão:

Dia 31 de março e 01 de abril - Terça e Quarta
Pela Manhã, das 10h às 11h30min, e às 12h, missa.
À tarde, das 15h às 16h30min.

Dia 03 de abril - Sexta
Pela Manhã, das 8h às 11h30min.
À tarde, das 14h às 18h.

Dia 04 de abril - Sábado
Pela Manhã, das 9h às 12h.
À tarde, das 17h às 20h.

Dia 05 de abril - Domingo
Pela Manhã, das 9h às 12h.     

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16