23 de set. de 2014

Encontro Nacional de Formadores de Seminário Menor e Propedêutico

A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC), da CNBB, através da OSIB Nacional, realiza nestes dias, de 22 a 26 de setembro de 2014, Encontro Nacional de Formadores de Seminário Menor e Propedêutico. 

O encontro acontece em Aparecida, São Paulo, no Seminário Santo Afonso. O tema que está sendo refletido é “O papel da família no Seminário Menor e Propedêutico. A família, o Seminário e os novos tempos”. O assessor é o Pe. Lucas Rosa da Silva - Presidente da OSIB Regional Sul 1 e presbítero da Diocese de São José dos Campos, SP. Entre os participantes estão formadores de alguns Regionais da Igreja no Brasil.

Os objetivos do encontro: 
 
- Buscar elementos que possibilitem um adequado acompanhamento por parte dos formadores.
 - Favorecer melhor interação entre os formandos, a formação e a família.
 - Trabalhar as várias dimensões do processo formativo de tal forma que ajudem no enfrentamento e superação dos conflitos emergentes. 

Assim diz o Documento 93 da CNBB, no número 109, 3: "Uma responsabilidade particular é cofiada à família cristã que, em virtude do sacramento do matrimônio, participa na missão educativa da Igreja (...) Ela (a família) é a primeira comunidade eclesial da formação do vocacionado”.

A OSIB tem procurado, em sua missão, ajudar os formadores dos Seminários do Brasil a entender melhor seu serviço tão importante na formação dos futuros presbíteros da Igreja no Brasil, inclusive a partir dos primeiros anos da formação presbiteral inicial.

Notícia:
Pe. Rafhael Silva Maciel
Secretário Nacional da OSIB

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16